sábado, 12 de janeiro de 2008

Aliens vs. Predador 2

No espaço ninguém pode ouvir seus gritos. Na terra, sim.

E devem ser gritos de frustração. Eu sou sabidamente imune a filmes de ficção ruins de qualquer espécie, e sempre me considerei inútil como crítico desses filmes pois em geral não consigo entender por que, por piores que sejam, eles são criticados de forma tão negativa. Afinal o que importa é a diversão.

Aliens vs. Predador 2 vem para lavar minha alma, e finalmente posso dizer que achei um filme de ficção do qual posso falar mal. Eu já tinha visto outros que não me emocionaram tanto como por exemplo A Guerra dos Mundos com o Tom Cruise, muito menos interessante que o original de 1953, mas AVP2 conseguiu acabar com meu humor em plena sala de cinema.

Vocês devem ter percebido que gastei aproximadamente um terço deste texto fazendo conjecturas que nada agregam ao assunto tratado, e é mais ou menos isso o que ocorre no filme. Os produtores, uns tais de Strause Brothers, conseguem gastar o maior tempão caracterizando diversos personagens que não contribuem em nada para o enredo do filme. Tal caracterização é tão superficial que tu não consegue te envolver com a história de nenhum deles e ainda fica entediado com a total perda de tempo. O que importa, por exemplo, a relação entre uma menina e sua mãe ausente ou o romance do entregador de pizza pela vagabunda mor da faculdade? Nada! Não é usado para absolutamente nada pelo resto do filme. Outra coisa que não ajuda e que pude perceber - apesar de não ser nenhum grande conhecedor do assunto - é a fotografia demasiadamente escura e sem definição, que impede que se concretize uma das maiores espectativas dos fans da franquia, que é justamente ver em detalhes como ficou a criatura híbrida entre aliens e predadores.

Outro aspecto sempre muito valorizado nos outros filmes, a incubação dos humanos e o nascimento dos aliens, foi completamente descaracterizado nesta sequência, tornando-se um detalhe sem qualquer relevância. Muita enrolação e pouca criatividade depois com cenas completamente surpreendentes com humanos correndo e sendo usados como hospedeiros, aliens levando tiros e o predador matando bichos que não acabam mais, chegamos ao pouco inspirado climax (?) do enredo com o embate final entre o predador e o "predalien" onde ninguém ganha de ninguém e a coisa se resolve do jeito mais besta que ja vi. O tipo da coisa que vemos e pensamos "Eu não acredito que fizeram isso". Querem saber o que acontece? Então vão ver o filme. :-)

Nenhum comentário: