quinta-feira, 17 de maio de 2007

Embalagem x Grife x Conteúdo

Eu sempre gostei da idéia de que as novas empresas deveriam aproveitar o momento para tornar seus ambientes mais informais. Deixar o terno e gravata de lado e deixar seus funcionários chegarem pela manhã de calça de moleton e camiseta. Na pior das hipóteses os funcionários vão trabalhar uns 10 minutos a mais pois não terão que trocar de roupa antes de irem para a academia. Isso obviamente não tem nada a ver com ir trabalhar parecendo um mendigo, não é isso que eu quero dizer, apenas acho que neste caso o que importa é a produção e não a imagem.

Dentro desta relação entre Embalagem x Grife x Conteúdo temos alguns casos interessantes.

Existe aquele exemplo famoso do frasco de perfume que tu compra pela internet sem ao menos experimentar o aroma apenas por saber que aquela marca sempre faz perfumes muito bons. É a grife mandando.

Outra possibilidade é aquele sistema de software que não faz metade do que promete, mas a interface é a coisa mais linda de se ver, cheia de efeitos, gráficos, scriptaculous e tudo mais. Tu vai ao evento e vê ele no estande da empresa através de folders coloridos mostrando as telas (metade vindas diretamente do photoshop) e acaba comprando. É o caso em que a embalagem fala mais alto. O famoso rostinho bonito.

Escolhi este como o comentário inútil do dia pois enquanto lia na INFO Exame a coluna do John C. Dvorak tive a idéia de procurar o site oficial dele. É inacreditável! Meu cachorro que ainda nem aprendeu XHTML direito faria um site melhor. Se eu não conhecesse ele não esperaria nem pela segunda péssima impressão. Os visitantes dele são redirecionados para um blog. São 3 colunas. 196pixels ficam para o Google Adsense, 175px ficam para a coluna da direita que tem calendário de acesso às publicações anteriores, um sistema de enquetes e uma inusitada linguiça de notícias do Herald Tribune. A área de conteúdo fica com os 417px restantes -muito bem aproveitados, é verdade, já que não existem nem margens entre os elementos (textos e imagens) e as bordas de tabela descaradamente visíveis.

Poxa John, eu sei que tu é um tecnófilo, e deves ter orgulho de fazer o HTML do teu próprio site, mas caramba, se não sabe, não faz!!!! Tu por acaso faz as roupas que tu veste? O cartão de visitas que tu distribui? A casa que tu mora? Certamente não pois tu terias vergonha de morar vestir e te apresentar, não é mesmo. Então? Não tens vergonha de ter um site desses? (até parece que ele lê esse blog)

Este foi o terceiro e último exemplo deste post. O caso em que o que vende é o conteúdo. Mas a embalagem precisava ser assim tão ruinzinha?

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